É possível mitigar até 50% das emissões de CO2 do cimento sem expressivos investimentos
Artigo publicado na Nature Reviews Earth & Environment é assinado por grupo internacional de pesquisadores com a participação do professor Vanderley John, da POLI USP.
Abordagem inovadora envolvendo toda a cadeia de valor de materiais à base de cimento pode mitigar até 50% das emissões de CO2 sem exigir expressivos investimentos ou elevação de custos. Esta é a principal conclusão de artigo publicado pela “Nature Reviews Earth & Environment”, assinado por um grupo internacional de pesquisadores, tendo como único integrante brasileiro o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, coordenador do INCT CEMtec e do Hubic.
O artigo “Environmental impacts and decarbonization strategies in the cement and concrete industries” faz parte do conteúdo em pauta no journal “Nature Reviews Earth & Environment” – a mais nova iniciativa de publicações técnico-científicas seriadas pertencentes à Nature Research – e apresenta uma revisão sistemática original dos desafios e possibilidades para o produto que define a vida urbana moderna, o cimento, que consome cerca de 1/3 dos recursos naturais. A tarefa não é simples, pois o setor de cimento é responsável por cerca de 8% das emissões de gases do efeito estufa global.
Publicado no dia 22 de setembro de 2020, o artigo é assinado por sete pesquisadores internacionais:
- Guillaume Habert – ETH Zurich
- Sabbie Miller – U California Davis
- Vanderley John – Universidade de São Paulo
- J. L. Provis – U Sheffield
- Aurelie Favier – ETH Zurich
- Arpad Horvath – U California, Berkeley
- Karen Scrivener – EPFL
Leia a matéria completa no site do CICS/USP.
Leia o artigo original (em inglês).