Plataforma da construção digital

A cultura digital está mudando os padrões da construção civil.

A digitalização é uma tendência global que atingirá a construção civil, incluindo a cadeia de materiais cimentícios, com ganhos de produtividade e redução de impacto ambiental. Porém, em países em desenvolvimento, a introdução da produção digital passa pela criação de soluções específicas e adequadas às condições sociais, disponibilidade de recursos econômicos e estágio tecnológico.

USP e ABCP / SNIC reúnem expertises e ações que, somadas, podem alavancar a produção digital de componentes e a transferência de conhecimento e tecnologia para a cadeia produtiva da construção, com resultados positivos para a competitividade, qualidade e impactos ambientais.

O centro da atividade de construção digital é o desenvolvimento de tecnologias para a produção digital de componentes de grandes dimensões ou formas, bem como modelos de negócio associados. Os desafios tecnológicos exigem inovação envolvendo a concepção, projeto, montagem, desenvolvimento de materiais adequados bem como equipamentos e modelos de impressão.

Para dar suporte a esta área de inovação, o HUBIC contará com uma Plataforma da Construção Digital (PCD), com capacidade de produção de componentes em escala 1:1. Essa plataforma vai operar em regime multiusuário, atendendo demandas de pesquisas acadêmicas, startups e empresas da cadeia de valor, permitindo o desenvolvimento em diferentes tecnologias de produção digital de componentes, incluindo impressão 3D de materiais cimentícios e outros.

A PCD possibilitará projetar novos produtos, desenvolver novos cimentos e criar novos equipamentos com base em um design inovador. Para isso, contará com um sistema de equipamentos capaz de atender desde a produção de objetos em pequena escala até elementos arquitetônicos de grande porte, os quais poderão ser produzidos em diversos tipos de materiais, viabilizando a prototipação em todas as fases do processo de desenvolvimento de um produto.

A PCD estará localizada no andar térreo do edifício ABCP/USP, em local hoje ocupado pelo laboratório de concreto da ABCP.



Post tags:

One thought on Plataforma da construção digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *