logo-ok.png

Consórcios P,D&I

Vamos falar sobre P,D&I no hubIC?

A preparação da indústria da construção e do cimento para a indústria 4.0 requer a superação de barreiras tecnológicas com ganhos incrementais de qualidade e produtividade.

A experiência do Consórcio Setorial de Inovação em Tecnologias de Revestimentos em Argamassas (CONSITRA), que, liderado pela POLI USP e pela ABAI (Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas), contou com o engajamento da ABCP / SNIC e de outras associações, mostra que um esforço de pesquisa pré-competitiva, embasado em um diagnóstico adequado, pode trazer grandes ganhos de qualidade, melhoria de normalização técnica, desempenho técnico e ambiental, além de melhoria de condições de trabalho com ganho real de competitividade.

Este é um modelo a ser seguido no HUBIC, cujas iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação estarão sempre apoiadas em consórcios setoriais – ou seja, no esforço conjunto dos diversos elos da cadeia produtiva, para que os produtos finais resultem em eficiência e eficácia do setor como um todo.

Avaliação do desempenho de cimentos para a era digital

Este estudo visa comparar ensaios tradicionais de controle de qualidade do cimento com métodos digitais inovadores. O objetivo é encontrar correlações entre essas abordagens e avaliar a eficácia dos ensaios digitais na monitoração de propriedades relevantes para o desempenho do cimento.

Vanderley M. John

Coordenação

Marcelo Pecchio

Coordenação

Pedro Abrão

Doutorandos

Monique Lunardi

Doutorandos

Parceiros

Cimentos com Aditivos Funcionais

O objetivo do projeto é desenvolver soluções potenciais para formulação de novos cimentos com aditivos funcionais, com baixa pegada de CO2 e desempenho satisfatório, bem como desenvolver métodos de avaliação destas propriedades.

Vanderley M. John

Coordenação

Carlos Massucato

Gestão

Dr. Marco Quattrone

Equipe Principal

Pedro Abrão

Equipe Principal

Marcelo Pecchio

Equipe ABCP

Empresas Participantes

IA aplicada à previsão do desempenho de cimentos e concretos

O objetivo do projeto é desenvolver, testar e otimizar, de forma cooperativa pré-competitiva, modelos de IA (Inteligência Artificial) baseados em séries temporais que sejam robustos e possam prever o desempenho do cimento e do concreto com base em dados gerados atualmente pela indústria, e explorar métodos inovadores para a avaliação do desempenho destes produtos que sejam compatíveis com IoT (Internet das coisas) e possam agregar aos modelos de IA propostos

Marcelo Finger

Coordenação

Carlos Massucato

Gestão

Dr. Fábio A. Cardoso

Equipe Principal

Pedro Abrão

Equipe Principal

Felipe Peressim

Equipe Principal

Marcelo Pecchio

Equipe ABCP

Vanderley M. John

Equipe USP

Empresas Participantes

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.