Quem Somos
É praticamente um consenso, nos dias atuais, que a construção civil precisa adotar estratégias radicais para inovação, buscando superar alguns de seus principais desafios, como aumento de produtividade, melhoria da qualidade e de satisfação dos usuários, redução dos impactos ambientais, especialmente a pegada de carbono, e menor geração de resíduos, com adoção e prática dos conceitos de economia circular.
Frente a esta constatação, USP e ABCP – esta em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) – celebraram um Convênio de Cooperação Técnica para o desenvolvimento e a criação de ambientes cooperativos de inovação especializados na promoção de soluções inovadoras de construção digital, em particular para a cadeia de valor do cimento, que sejam competitivas para países em desenvolvimento, e que apresentem baixa pegada ambiental, alta produtividade e qualidade e difundam soluções bem como ações que preparem o setor e a sociedade para a transição para uma economia digital e circular.
O convênio ratifica a imprescindível integração e união – no campo da pesquisa aplicada -, entre academia e iniciativa privada e colabora de modo inequívoco com a missão da indústria do cimento de oferecer as melhores soluções em cimento e concreto para todos que se interessam pelo setor, base do desenvolvimento das cidades.
Parceria USP e ABCP
A USP mantém um estreito relacionamento com empresas públicas e privadas, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento e cursos de MBA, especialização e treinamento, em diversas áreas da engenharia, incluindo construção civil e materiais cimentícios. Em relação a instituições de ensino, órgãos públicos e sociedade em geral, a universidade atua na cooperação acadêmica em matéria de ensino, pesquisa, cultura e extensão, nos âmbitos nacional e internacional.
Especialmente através da Escola Politécnica (Poli USP) – que é também um centro de pesquisa e desenvolvimento no tema de materiais cimentícios – a USP mantém, há décadas, contratos de pesquisa com empresas da cadeia do cimento, bem como com associados da ABCP.
O CICS (Centro de Inovação em Construção Sustentável), sediado na USP, tem como missão acelerar a pesquisa e a inovação da sustentabilidade na cadeia produtiva da construção, através de projetos de pesquisa em parceria com a sociedade.
A EPUSP opera também a EMBRAPII (Materiais para Construção Ecoeficiente), focada na cadeia de valor do cimento e da construção, que dispõe de capacitação e recursos para apoiar projetos de inovação realizados em conjunto com empresas industriais. Além disso, sedia o INCT – CEMtec (Tecnologias Cimentícias Eco-eficientes Avançadas), reunindo 6 universidades brasileiras, para tratar do tema de materiais cimentícios.
A ABCP, por sua vez, está voltada ao fomento e à inovação que tratam da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos sistemas construtivos à base de cimento. São programas e projetos – entre os quais Coprocessamento, Vias Concretas, Soluções para Cidades, Comunidade da Construção, Parede de Concreto e Projeto Universidades – com cobertura nacional e em forma de redes capilares, comprometendo e engajando entidades privadas e públicas, bem como empresas da cadeia, totalizando mais de 1.000 organizações parceiras. Soma-se a isso a estrutura laboratorial de excelência da ABCP, conduzida por corpo profissional especializado e altamente competente em cimento, concreto, argamassa e artefatos cimentícios.
Desse modo, USP e ABCP, esta em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), reúnem expertises e ações que, somadas, permitem alavancar a produção digital de componentes e a transferência de conhecimento e tecnologia para a cadeia produtiva da construção. Os resultados dessa iniciativa para a cadeia produtiva e para a sociedade propiciarão maior competitividade e qualidade, dentro dos padrões ambientais hoje vigentes.